notícias

PA menos de 500 dias dos Jogos Paralímpicos, Rio ainda tem grande desafio em acessibilidade
06/05/2015
cbn.globoradio.globo.com

Um levantamento do Rio Como Vamos revelou que, só no ano passado, houve mais de três mil reclamações de calçadas esburacadas. Os transportes também deixam a desejar e prejudicam a mobilidade de atletas e deficientes que queiram assistir às provas Leia mais: Clique aqui.
 

Pela aprovação da Emenda da Acessibilidade
25/11/2013
Panela de Pressão

Ementa para aprovação da mudança no orçamento municipal de 2014 para obrigar a Prefeitura a investir R$ 20 milhões na adaptação de um terço dos 1.327 prédios públicos municipais. Clique aqui.

 

Cadeirante testa e comprova: ônibus com elevadores quebrados transformam viagens em calvário
17/11/2013
Jornal Extra

Mesmo com leis que garantem acessibilidade, quem tem dificuldade de locomoção enfrenta um calvário diário no transporte público. Clique aqui

 

Falta de regulamentação dificulta acesso do deficiente à aposentadoria especial
10/11/2013
Jornal Extra

Previsto para ser publicado na sexta-feira passada, o decreto que regulamenta os critérios para a concessão da aposentadoria especial do INSS às pessoas com deficiência acabou não saindo. Clique aqui

 

Inmetro testa funcionamento de oito marcas de cadeiras de rodas
20/10/13
G1/Fantástico

Fabricantes foram reprovados em testes de alinhamento, resistência do apoio para os pés, dos manípulos e da durabilidade dos freios das cadeiras. Clique aqui

 

Portal e-Democracia recebe sugestões para o estatuto da pessoa com deficiência
26/09/2013

Portal Câmara
Teresa Costa d’Amaral critica o projeto de construção do Estatuto. Clique aqui.

 

The death and afterlife of thalidomide
23/09/2013
The New York Tomes

A sessão “Retro-Report” do jornal abordou sobre a talidomina, com a participação do IBDD nos dados sobre o Brasil . Clique aqui

 

Dores de cabeça para os Jogos Paraolímpicos de 2016
26/08/2013
Verspers
Publicação holandesa, com participação do IBDD, alerta para acessibilidade precária no Rio. Clique aqui.

 
Seminário "Brasil, brasis" da ABL apresenta o tema "Cidadania e pessoas com deficiência"
16/08/2013
Academia Brasileira de Letras
Resenha sobre a participação da superintendente do IBDD, Teresa Costa d'Amaral, no seminário "Brasil, Brasis" na Academia Brasileira de Letras.
Clique aqui.
 

Cota
07/07/2013
Jornal O Globo

Nota na coluna ‘Negócios & Cia’, de Flávia Oliveira. Clique aqui.

 

Os cariocas excluídos da cidade
16/08/2013
Jornal O Globo
-
Idosos e pessoas com deficiência sofrem com buracos nas calçadas e o acesso difícil aos transportes. Clique aqui.

 
Carro feito no Brasil é ‘mortal’
12/05/2013
Associated Press – Bradley Brooks
-
The cars roll endlessly off the local assembly lines of the industry's biggest automakers, more than 10,000 a day, into the eager hands of Brazil's new middle class. The shiny new Fords, Fiats, and Chevrolets tell the tale of an economy in full bloom that now boasts the fourth largest auto market in the world. Clique aqui para ler a íntegra da material. (texto em inglês) Clique aqui.
 
Desafios da inclusão 22/04/2013
Revista Gestão & RH
- Os dados impressionam: 23,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, segundo pesquisa de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 45,6 milhões de pessoas, das quais 12,7 milhões (6,7% da população total) possuem pelo menos um tipo de deficiência severa. Clique aqui.
 
Especial STJ destaca dificuldades de deficientes visuais em participar de concursos públicos 21/04/2013
Superior Tribunal de Justiça
- Para a Superintendente do Instituto Brasileiro da Pessoa com Deficiência, Teresa Costa a inserção da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho tem avançado no país. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Muitas pedras no caminho 17/04/2013
Folha Carioca
- Juliana Alves - Na Cidade Maravilhosa, vedete dos eventos globais, a acessibilidade ainda é uma realidade distante para quem já carrega a superação como uma imposição diária.. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Parapan de 2007 ficou marcado pelo descaso, e não houve legado para as Paralimpíadas de 2016 27/02/2013
Jornal Extra
– Lucas Calil Financiado por uma verba dezenas de vezes inferior à destinada aos Jogos Pan-Americanos, o Parapan carioca deveria contribuir para a redução de obstáculos de pessoas com deficiência na cidade, mas sofreu com problemas semelhantes aos do Pan, e o legado ficou espremido. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Planos de escape ignoram deficientes 29/01/2013
Jornal O Globo
– Gustavo Goulart A legislação atual do estado sobre procedimentos de emergência não obriga a existência de saídas de escape, em casos de pânico e incêndio, para deficientes físicos nas casas de show, segundo informou ontem o Corpo de Bombeiros do Rio. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Leis para deficientes ainda ficam no papel 20/11/2012
Jornal O Globo
– Rio Como Vamos O mais recente censo do IBGE mostrou que vivem no município do Rio cerca de 400 mil pessoas com algum tipo de deficiência. A principal limitação dessa parcela expressiva da população, no entanto, está relacionada à invisibilidade diante de órgãos públicos e representantes da sociedade civil que, segundo constatou o Rio Como Vamos (RCV), não estão respeitando plenamente os direitos básicos desses cariocas. Clique aqui para ler na íntegra.
 
A falta de um rio ‘além do básico’ 06/10/2012
Jornal O GLobo
- Bruno Villas-Boas Teresa d'Amaral, superintendente da ONG Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destaca o “descaso” com cegos e exemplifica com sinais de trânsito: só existe um sinal sonoro no Rio, em frente ao Instituto Bejamin Constant. Segundo o Censo de 2010, há 23.594 pessoas cegas na cidade, e outras 174.293 têm grandes dificuldades para enxergar. Clique aqui para ler na íntegra.
 

Rio de Janeiro, sede das Paralímpiadas-2016 e pesadelo para os deficientes 11/09/2012
Google News AFP
- Laura Bonilla
Com muita paciência, Viviane Macedo, pentacampeã brasileira de dança em cadeira de rodas, se prepara para enfrentar o pesadelo diário de milhares de pessoas com deficiência física no Rio de Janeiro, que em quatro anos sediará os Jogos Paralímpicos: o de se deslocar pela cidade. Clique aqui para ler na íntegra ou veja a notícia no Youtube aqui.

 

Rio Como Vamos: faltam projetos para portadores de deficiência em plano de metas da prefeitura 31/05/2012
O Globo

A redução da taxa de mortalidade infantil ao nível considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (dez por cada mil nascidos vivos), a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família e a destinação de 70% dos recursos municipais às zonas Norte e Oeste, diminuindo as desigualdades entre as 33 Regiões Administrativas da cidade estão entre os principais avanços do novo Plano Estratégico da prefeitura,para o período 2013/2016, Clique aquipara ler na íntegra.

 
Menos imposto para deficientes 19/05/2012
Jornal da Tarde

Suzane Frutuoso O governo reduziu a tributação sobre 27 produtos para pessoas com deficiência. Apesar de positiva, a medida deve ter impacto limitado no preço para o consumidor. Clique aqui para ler na íntegra.
 

Ameça aos direitos da pessoa com deficiência 18/04/2012
O Globo - Blog do Noblat

Coluna de Geraldinho Vieira no blog de Ricardo Noblat: Nas Paraolimpíadas de Pequim, ele ganhou um terço das medalhas de ouro do Brasil com seu programa de incentivo ao esporte. Agora, ninguém sabe. Clique aqui para ler na íntegra.

 

Poxa Petrobras18/04/2012
O Globo - coluna do Ancelmo Góis

Coluna do Ancelmo Góis sobre a perda do contrato da Petrobras. O Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entidade beneficente, perdeu, sem que se saiba a razão, seu contrato com a Petrobras. Com o dinheiro, empregava deficientes e usava parte dos recursos para cuidar de 6 mil pessoas por ano gratuitamente. Clique aqui para ler na íntegra.

 

Gentileza gera gentileza! 05/04/12
Blog Use Huck

Rio -Gentileza gera gentileza… bondade… liberdade… A Huck lança essa semana camiseta inspirada nas mensagens bacanas que José Datrino, o grande profeta Gentileza, escrevia. Em abril, ele completaria 95 anos de vida..Clique aqui para ler na íntegra.

 

Rio 2016 apresenta plano de recrutamento para pessoas com deficiência 15/03/2012
Portal Rio 2016

Rio - Expectativa é de que, daqui a quatro anos, mais de 200 pessoas com deficiência estejam trabalhando para o Comitê Organizador Cliqueaquipara ler na íntegra.

 

Senta que eu empurro desfila no Catete nesta sexta 15/02/2012
O Globo Bairros

O bloco Senta Que Eu Empurro, de pessoas com deficiência, sai nesta sexta-feira, dia 17, fazendo uma homenagem ao Time Rio Paralímpico, um grupo de 15 atletas com deficiência visual e motora que compete nas modalidades de atletismo, natação e judô, e se prepara para a Paralimpíada de Londres, este ano. Clique aqui para ler na íntegra.

 
Deficientes tem direitos garantidos mas ainda lutam contra burocracia 14/01/2012
Globo Educação

Plano do Governo, que prevê investimentos na ordem de R$ 7,6 bilhões para pessoas com deficiência, está em curso desde o final de 2011 Clique aqui para ler na íntegra.
 

Deficientes tem direitos garantidos mas ainda lutam contra burocracia 14/01/2012
Globo Educação

Rio - Aleijado, mongolóide, ceguinho... Essas e outras formas de tratar os deficientes físicos são antigas e carregadas de preconceito. Com o avanço e desenvolvimento da sociedade, novas expressões mais adequadas e respeitosas surgiram, como explica Teresa Costa d' Amaral, superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos das Pessoas com Deficiência (IBDD). Clique aqui para ler na íntegra.


 
2011  

Obstáculos no caminho dos cadeirantes na Barra, no Recreio 08/12/2011
Globo Online -
Maíra Rubin
Rio - Todos os dias, Marcos Ladeira Taborda acorda às 5h50m para conseguir sair do Recreio e estar às 8h em seu trabalho, na Barra. Ele diz que precisa se levantar cedo, não por ser complicado executar suas tarefas em cima de uma cadeira de rodas, mas sim por causa das dificuldades encontradas pelo caminho. Clique aqui para ler na íntegra.

 

Deficiente é infeliz no trabalho, mostra estudo 11/11/2011
Jornal da Tarde
Suzane G. Frutuoso
S ão Paulo - O governo do Estado e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe-USP) divulgaram, ontem, uma pesquisa mostrando que 68,9% das pessoas portadoras de necessidades especiais sentem pouca ou nenhuma compatibilidade entre a função que exercem no local de trabalho e sua escolaridade..Clique aqui para ler na íntegra.

 
Conheça o trabalho do IBDD - Site Luciano Huck 27/10/2011
Empresas contratam pessoas com deficiência. Apesar de o anúncio não Camiseta Huck em Pé de Igualdade A camiseta desta semana é inspirada no Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma instituição diferente entre as ONGs do País. O IBDD apoia e promove a defesa dos direitos e cidadania plena da pessoa com deficiência e no esporte conquistou 1/3 das medalhas de ouro do Brasil na Paraolimpíada de Pequim, em 2008. A Huck apoia essa causa!. Veja o link no site de Luciano Huck e compre a camiseta!

 
Rock in Rio : ‘portadores de deficiência ficaram ao Deus dará’, diz advogada 07/10/2011
Jornal do Brasil

Rio -A alegria e o prazer de cantar que Stevie Wonder esbanjou no palco do Rock in Rio faltou para as pessoas com deficiência que, cegos como ele, foram ao festival para se divertir, acreditando nos anúncios oficiais de que a Cidade do Rock estaria acessí­vel. A crítica parte do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Cadeirante enfrenta pelas ruas da cidade buracos, calçadas tomadas por veículos e falta de rampas 31/07/2011
Globo Online
- Rogério Daflon
Rio - A publicitária Heloísa Frontin, de 65 anos, é uma senhora radical. Seu jeito de conduzir sua cadeira de rodas motorizada contrasta com a maneira calma com que pinta seus quadros em casa. Acompanhá-la num trajeto de Botafogo até o Catete é testemunhar uma aventura. Cliqueaquipara ler na íntegra.
 
Deficiente graduado perde espaço 24/07/2011
folha.com -
Camila Mendonça
São Paulo - O número de pessoas com deficiência com ensino superior completo ou pós-graduação no mercado formal de trabalho caiu 28,2% nos últimos três anos. Entre profissionais de todas as escolaridades, a queda foi de 12,3%. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Rio é multado em mais de 5 bilhões por não adaptar prédios públicos a deficientes 22/07/2011
O Globo

Rio - Entrar em um prédio público no Rio de Janeiro deveria ser fácil para qualquer morador do Estado. Mas ainda não é para os mais 2 milhões de deficientes físicos, que por lei deveriam ter acesso facilitado nesses locais desde abril de 2010. Clique aqui para ler na íntegra.
 
O tanto que se fala, o pouco que se faz 03/07/2011
O Globo - Blog do Noblat

Rio O tanto que se fala, o pouco que se faz Seria exagero dizer que a chamada “responsabilidade social empresarial” é ainda uma conversa de muitos mas uma prática de poucos?Cliqueaqui para ler na íntegra.
 
Completando 20 anos, lei facilita o acesso de pessoas com deficiência no mercado, mas não reduz preconceito
oglobo.com

RIO - A menos de um mês do aniversário de 20 anos da criação da Lei de Cotas (lei nº 8.213) para pessoas com deficiência, a empregabilidade entre o grupo está longe de ser um assunto tratado com naturalidade pelas organizações. Não são poucas as companhias que ainda preferem pagar multa do que ter profissionais com algum problema físico em seus quadros. Clique aqui para ler na íntegra.
Mais vagas para deficientes Oferta faz procura por capacitação aumentar 28/06/2011
O DIA

Rio - Empresas contratam pessoas com deficiência. Apesar de o anúncio não ser tão corriqueiro, para esta semana há 557 postos de trabalho nas agências de emprego do estado e do município do Rio.Clique aqui para ler na íntegra.
 
Cotas para inclusão de deficientes no mercado de trabalho não são cumpridas
29/04/2011
Agência Senado

Muitos estabelecimentos não cumprem as exigências da Lei 8.213, de 1991, que fixa a cota mínima de pessoas com deficiência a serem contratadas pelas empresas com 100 ou mais empregados. Os representantes dos deficientes acusam o setor privado de má-vontade e preconceito, enquanto os empregadores afirmam que enfrentam dificuldades com a falta de qualificação e entraves legais. Integrantes do governo, por sua vez, alegam que há falta de funcionários para implementar a respectiva fiscalização.Clique aqui para ler na íntegra.
 
Especialista quer pequenas e médias empresas na lei de cotas
Portal Terra

A lei de cotas para pessoas com deficiência nas empresas com mais de 100 funcionários irá completar 20 anos no próximo mês de julho. Para especialista em direito das pessoas com deficiência Teresa Costa D'Amaral, superintendente do IBDD, hoje o Brasil tem a melhor legislação das Américas em relação à inserção social, mas muito ainda resta a ser feito. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Especialista: regra do benefício a deficientes deveria mudar
Portal Terra

Assistência a pessoas com deficiência pode afastá-las do mercado de trabalho. Como pessoas com deficiência podem perder para sempre o BPC, se vierem a conseguir um posto de trabalho, preferem a segurança de receber a assistência à insegurança do mercado. Pelo menos essa é a opinião da superintendente do IBDD, Teresa Costa D'Amaral. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Haddad reafirma que escolas para surdos e cegos não serão fechadas
Jornal O Globo

BRASÍLIA - Após reunião com diretores do Instituto Benjamin Constant (IBC) e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), o ministro da Educação, Fernando Haddad, reafirmou que as escolas para surdos e cegos não serão fechadas. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Ministro recomendou escola regular para surdos
Jornal O Globo

RIO e BRASÍLIA - O mesmo ministro da Educação, Fernando Haddad, que semana passada garantiu que não fecharia o serviço de Ensino Básico no Ines e do Instituto Benjamin Constant, assinou em 2010 uma resolução que - segundo interpretam parlamentares - dá brecha para o encerramento das escolas para alunos com necessidades especiais da forma como existem hoje. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Vírus da intolerância ameaça IBC e Ines
Jornal O Globo

No editorial do Jornal O Globo A questão da comunidade de deficientes auditivos e visuais atendidos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e pelo Instituto Benjamin Constant Clique aqui para ler na íntegra.
 
Alerj cobra do MEC garantias para deficientes
Jornal O Globo

RIO -A Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa (Alerj) e representantes de associações de pais e alunos do Ines e do Instituto Benjamin Constant acharam insuficiente a garantia recebida pelo MEC, por meio da imprensa, que o ensino básico nas duas instituições não será extinto. Clique aqui para ler na íntegra.
 
MEC nega fechamento de escolas especiais para surdos e cegos
Jornal O Globo

RIO - O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira que desautoriza o anúncio feito pela diretora nacional de Políticas Educacionais Especiais do MEC, Martinha Claret, sobre o fechamento, até o fim do ano, do Ines, em Laranjeiras, e do serviço de ensino fundamental para deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Deficientes visuais e auditivos temem possibilidade de perder escolas especiais
Jornal O Globo

A comunidade de deficientes auditivos e visuais no Rio se articula contra a possibilidade de encerramento, até o fim do ano, das aulas de ensino básico para crianças e jovens em duas instituições federais: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em Laranjeiras, e o Instituto Benjamin Constant, na Urca. Clique aqui para ler na íntegra.
 
Prédios públicos no Rio têm de se adequar
Revista Consultor Jurídico

Clique aqui para ler na íntegra.
 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade