Prêmios
Medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro 2015 - Concedida ao IBDD pelos relevantes serviços prestados na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro 2015 - Concedida a Teresa Costa d'Amaral por sua atuação na defesa da pessoa com deficiência
Grande-Colar do Mérito do TCU 2013 - Concedido a Teresa Costa d’Amaral por seu trabalho na área de direitos da pessoa com deficiência e no IBDD.
Prêmio Initiative Triple E 2010 – concedido pela Chevron Internacional à área de Responsabilidade Social da Chevron Brasil em parceria com o IBDD, pelo projeto Women in action: Enabling the future.
Forbes 2006 - Concedido a Teresa Costa d'Amaral, escolhida como mulher mais influente do Brasil no Terceiro Setor.
Moção de Louvor 2006 - Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Prêmio Visionaris 2006 - Reconhecimento UBS ao Empreendedor Social, concedido a Teresa Costa d'Amaral, superintendente do IBDD.
GDN 2006 - O Prêmio Global Development Network classificou o projeto institucional do IBDD entre os dez finalistas mundiais.
Prêmio Empreendedor Social 2005 - Concedido pelo jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab aos líderes de organizações que desenvolvam projetos para a melhoria de vida de pessoas discriminadas. Teresa Costa d´Amaral foi a 3ª colocada.
Top Social 2005 - O projeto de Esporte apoiado pela Petrobras foi premiado pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Social.
Prêmio Bem Eficiente 2005 - Premia a eficiência e a seriedade das instituições para atrair maior atenção e empenho do setor privado à causa social.
Empreendedores do Novo Brasil 2003 - Prêmio especial Empreendedor Social recebido por Teresa Costa d'Amaral, iniciativa da revista Você S.A. e da Endeavor Brasil.
Líderes Sociais do Brasil 2002 - Teresa Costa d'Amaral foi eleita como um dos 20 Líderes Sociais do Brasil pela Gazeta Mercantil e associados do Instituto Ethos e da Ashoka Empreendedores Sociais.
Prêmio Emprendedor Social Ashoka-McKinsey 2002 - Ao IBDD pelo melhor plano de negócios (2º colocado).
OAB/RJ 2002 - A Comissão dos Direitos Humanos e Assistência Jurídica conferiu certificado de honra ao mérito ao IBDD. Prêmios com Campanhas Publicitárias
Prêmio Colunistas Propaganda Rio de Janeiro 2013 da Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda- ABRACOMP / com o filme "Candidatos", produzido pela GIACOMETTI para o IBDD.
Prêmio Colunistas Propaganda Rio de Janeiro 2012 da Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda - ABRACOMP com a campanha "Heróis" produzida para o IBDD pela Giacometti.
Prêmio Colunistas Propaganda Rio de Janeiro 2011 da Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda- ABRACOMP com a campanha “Bonecos” produzida para o IBDD pela Giacometti.
Prêmio de Propaganda O Globo 2004 - finalista com a campanha “Símbolo" publicada pelo O Globo, produzida para o IBDD pela Giacometti.
Esporte - os prêmios da inclusão social
O IBDD atuou na área esportiva com foco na construção da cidadania das pessoas com deficiência. A idéia é possibilitar que a pessoa com deficiência tenha prazer com o exercício físico e,através da prática esportiva, viabilize sua reabilitação e inclusão social. Essa atenção precisa ser complementada trabalhando sua saúde, educação, profissionalização e trabalho.
Para o IBDD, o esporte é também um importante instrumento para chamar atenção da sociedade sobre a capacidade de luta e superação da pessoa com deficiência e a beleza de sua prática esportiva. Assistindo aos jogos Paraolímpicos, a sociedade se conscientiza que a pessoa com deficiência também é capaz para o exercício profissional fechando, assim, um ciclo virtuoso de inserção social.
Atendendo às vocações de cada atleta, o IBDD desenvolveu atividades em diversas modalidades esportivas, formando equipes em futebol de 7 para paralisados cerebrais, dança esportiva em cadeira de rodas, bocha, judô, futebol para deficiente intelectual,futsal, natação, basquete, vela e halterofilismo. Até 2010, quando encerrou as atividades na área, as equipes do IBDD conquistaram várias medalhas paraolímpicas, como mostra o quadro abaixo.
O melhor resultado foi na Paraolimpíada de Pequim, em 2008, quando seus atletas conquistaram 1/3 das medalhas de Ouro do Brasil na competição.
O IBDD encerrou suas atividades esportivas em 2008.
Medalhas
|